Doritos Uncut: como sair de zero para mais de 50 000 fas no Facebook

Aplicativo de Facebook criado pela LiveAD para Doritos conquista mais de 60 000 usuários. Página sai de zero para mais de 50 000 fas

Sao Paulo, SP, 12 de setembro de 2011 - Pegue uma marca em busca de uma nova presença digital, uma agência especializada em cultura digital, storytelling e uma ideia criativa: o resultado é uma campanha online que conquistou mais de 50 000 fas e transformou DORITOSr em menos de dois meses em uma das 100 marcas mais populares no Facebook no Brasil*.

Este é o resumo da história do projeto criado para DORITOSr, marca de snacks da PepsiCo, o DORITOSr Uncut. A ideia foi reunir amigos via aplicativo de Facebook para criar uma história, 140 caracteres de cada vez.

Para começar uma história no aplicativo, o usuário precisava apenas criar o inicio dela com um post de até 140 caracteres, original (de autoria própria) ou sugerido pelo aplicativo. Depois, chamava seus amigos para continuarem a história. No final de cada um dos 15 dias, o enredo mais curtido virava uma ilustraçao animada.

DORITOSr Uncut nasceu da premissa que é mais divertido contar uma história com a ajuda dos amigos. E isso se provou verdade pelos números do projeto:

 4 422 histórias criadas, envolvendo mais de 16 000 pessoas -- lendo uma história por dia, uma pessoa levaria quase 11 anos para ler tudo
 Mais de 2 milhoes de caracteres somando todos os trechos de todas as histórias criadas no aplicativos -- isso equivale à metade da Bíblia.
 63.000 usuários do APP Doritos Uncut na Fanpage
 Média de 10 minutos no aplicativo
 Mais de 1 000 mençoes em blogs e no twitter
 890 000 page views de publicaçoes no Facebook

Depois de encerrada a fase de participaçao, a ilustraçao animada mais curtida virou um curta de animaçao. A etapa final da campanha foi hoje, com a divulgaçao da história vencedora. Foram 1 143 votos que deram a vitória a Kelvin Tatarevic, apenas 80 a mais do que o segundo colocado. O vencedor e mais dois amigos viajarao a Hollywood.

O curta metragem de animaçao foi produzido em exatos 30 dias pela produtora argentina Plenty que está entre as mais conceituadas do mundo. E será inscrito em festivais internacionais de animaçao como o SXSW (South by Southwest - Austin, Texas, USA - de 9 a 17 de março) e KinoFest (Bucharest, Romênia - de 27 a 31 de outubro).

"Doritos Uncut mostrou uma forma nova de construir histórias coletivamente com os amigos no ambiente digital. A inovaçao está em facilitar a vida do usuário que está escrevendo a história e exigir muito pouco do seu tempo. Para isso se torna necessário um trabalho maior e dedicado por parte da agência para que a experiência seja prazerosa e construtiva."diz Mauro Silva, CCO da LiveAD.

O projeto, que adicionou diversao no compartilhamento de informaçoes diário, é o primeiro trabalho da nova agência digital de DORITOSr no Brasil, a LiveAD. A campanha marca a primeira iniciativa em grande escala de DORITOSr no Facebook no Brasil, apostando no fato de que os brasileiros em geral sao mais engajados em mídias sociais que a média global de uso destes sites.

"As mídias sociais estao em crescimento acelerado no Brasil e marcas globais estao olhando para agências brasileiras para criar especificamente para o nosso mercado. Diante desse desafio, combinamos nosso conhecimento do consumidor brasileiro e a expertise de duas excelentes produtoras internacionais, criando uma experiência social verdadeiramente única" diz Lucas Mello, CEO da LiveAD.

A açao repercutiu na mídia e ganhou, inclusive, citaçao de Alexandre Hohagen, principal executivo do Facebook no Brasil, como exemplo de atuaçao de marcas no Brasil por meio da rede social.

Além do poder da própria açao, DORITOSr Uncut também foi divulgada em mídia no Facebook, MSN e YouTube e em aproximadamente 20 milhoes de embalagens de DORITOSr. A fan page oficial da marca no Facebook é: www.facebook.com/doritosbrasil

//Sobre a LiveAD//
Premiada no festival Cannes Lions em 2009 e 2010, e em 2011 finalista no SXSW Interactive, a LiveAD é uma agência criativa que acredita no potencial de ideias contemporâneas e relevantes, amplificando-as através do uso integrado de digital e PR. Atualmente atende as marcas: Nike, Doritos, C&A, Multishow, Lacoste, Itaú, Oi, Ketel One, J&B e Baileys. Recentemente, a LiveAD passou a integrar a Society of Digital Agency (SoDA) , entidade que reúne as principais agências digitais do mundo.


**De acordo com estatísticas do site Social Bakers.