LiveAD, a única da America Latina entre as 10 melhores agências do mundo em Facebook 

Açao realizada para Nike durante Corrida Rio-SP foi destaque na primeira ediçao do Facebook Studio Awards

São Paulo, 28 de fevereiro de 2012 - A LiveAD, agência integrada de digital e PR, foi um das dez agências premiadas na 1a edição do Facebook Studio Awards, que se define como “um novo prêmio para um novo tipo de criatividade”. O case escolhido foi o Corrida Nike Rio-SP, o único da América Latina entre mais de 1000 ações inscritas no mundo inteiro. Este reconhecimento reforça o caminho da LiveAD de buscar uma comunicação afinada com os movimentos atuais da sociedade. A agência também foi a primeira brasileira premiada na categoria de PR em Cannes, em 2009, e a primeira finalista no SXSW Interactive na categoria ativismo, em 2011.  

O júri do Facebook Studio Awards é composto pelos líderes criativos Jeff Benjamin, da CP&B; Susan Credle, da Leo Burnett North America; Mark Darcy, diretor global de criação do Facebook; Stephen Goldblatt, da Evolution Bureau; Nick Law, da R/GA North America e David Sable, da Y&R tomou como base principalmente as seguintes categorias:

  • impacto social da ação;
  • tipo de interação realizada com o público;
  • uso dos produtos de marketing do Facebook;
  • forma de integração com outras mídias;
  • escala para compartilhamento de conteúdo.

Corrida SP-Rio
A ação vencedora do Facebook Studio Awards, feita para a Nike durante a Corrida SP-Rio criou a possibilidade de interação dos corredores que faziam os 600 Km entre São Paulo e Rio de Janeiro com pessoas que não estivessem na corrida. A LiveAD criou tapetes com o símbolo do botão CURTIR, usado no Facebook, que ao serem pisados por cada um dos 260 corredores publicavam de um comentário na página pessoal deles na rede social. 

Para que fosse possível essa interação imediata entre corredor e usuários do Facebook,  a LiveAD utilizou a tecnologia RFID (sigla em inglês para Identificação por Rádio-freqüência) com uma câmera que registrava a passagem do atleta por um tapete. O comentário, que subia automaticamente para o Facebook, vinha acompanhado de um gif animado do corredor - montagem feita através do vídeo captado no momento em que ele colocava os pés na plataforma de CURTIR. 

Um aplicativo no Facebook reuniu todas as interações dos participantes da prova em um só canal, permitindo que amigos torcessem por eles. Cada uma das 20 equipes tinha seu perfil e, dessa forma, criou-se interação entre quem estava na corrida e milhões de brasileiros que a acompanhavam via web. Os corredores também eram incentivados a dar depoimentos em um “confessionário” instalado nas pausas das etapas da corrida. Os vídeos, que mostravam as sensações dos participantes também  eram publicados no aplicativo. 

Em apenas três dias de ação, a Fanpage "Nike Corre", no Facebook, teve um aumento de aproximadamente 20 mil fãs. Além disso, todo o conteúdo criado e compartilhado sobre a corrida foi curtido mais de 20 mil vezes e obteve outros 600 compartilhamentos. Ao final do projeto, “Nike Corre” tinha recebido  4,7 mil comentários. No total, 2,3 milhões de pessoas foram impactadas pela ação. 

LiveAD, agência inovadora
A LiveAD já venceu o Festival de Cannes Lions em 2009 no primeiro ano da categoria de PR. A ação vencedora “Mil Casmurros” foi vencedora do Leão  de Ouro em 2009 ao promover a minissérie “Capitu”, da Rede Globo, via envolvimento de mil internautas. Eles compuseram uma nova versão de visualização do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, por meio de uma leitura digital coloborativa.

Em 2010, a LiveAD criou para a Corretora Souza Barros uma espécie de bolsa de investimentos para a negociação de ações de políticos. Os usuários faziam valer a ação dos políticos mais bem cotados para vencer as eleições daquele ano. O projeto ganhou o Leão de Prata em Cannes em 2010 e também foi reconhecido com a Prata no Prêmio El Ojo de Iberoamerica, além de ter sido o único brasileiro entre os 5 finalistas do SXSW 2011, na categoria Activism. 

//Sobre a LiveAD//
A LiveAD é uma agência criativa que acredita no potencial de ideias contemporâneas e relevantes, amplificando-as através do uso integrado de digital e PR. Atualmente atende as marcas: Nike, Doritos, C&A, Multishow, Lacoste, Itaú, Oi, Ketel One, J&B e Baileys. Recentemente, a LiveAD passou a integrar a Society of Digital Agency (SoDA) , entidade que reúne as principais agências digitais do mundo.

Mais informações para Imprensa:
LiveAD - agência integrada digital e PR - PABX (11) 3071-0064 - www.livead.com.br
Rodrigo Vieira da Cunha - rodrigo@livead.com.br
Ana Clara Jabur - anaclara@livead.com.br
Paula Lopes - paula.lopes@livead.com.br